quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Computador Reciclavel


     Num galpão de 1.800 metros quadrados, 22 moradores de favela produzem computadores por R$ 199, com acesso à Internet e garantia de um ano. O preço baixo vem da origem das máquinas: são equipamentos usados, que foram doados por empresas, reformados e vendidos em até dois anos.
    A inspiração para o negócio veio da infância de Jair Martinkovic, responsável pelo projeto. Quando tinha nove anos ele revendia latas e garrafas encontradas no lixo. Mas não as vendia por peso.  Montou no quintal de sua casa uma pequena oficina de remanufatura, onde transformava a sucata em produtos de valor. "Assim, eu conseguia mais dinheiro", conta.
Com o tempo Jair se formou em contabilidade e montou uma empresa de processamento de dados. Ele, então, passou a vender equipamentos de informática, aceitando máquinas antigas como parte do pagamento.
    A partir propôs uma troca para empresas: elas dariam os computadores velhos sem nenhum custo e uma parte voltaria remanufaturada, para continuar em uso. "O que sairia mais caro veio de graça", conta Jair. Nessa base, ele calculou que uma máquina vendida por R$ 199 daria lucro.
Então alugou o galpão, treinou um grupo de moradores de favela para a remanufatura e começou a procurar interessados em comprar as máquinas. O último cliente foi uma universidade privada, que vai financiar os computadores para os estudantes em 24 vezes. “A máquina é limitada. Não dá para baixar jogos nem vídeos. Mas dá para ajudar nos estudos", conta.

Postado por: Jonathan R. Saueressig

Nenhum comentário:

Postar um comentário