quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Que tal uma corrida com um tênis sustentável?

A empresa Brooks, dos Estados Unidos, desenvolveu um modelo de tênis inovador na indústria de calçados. É um produto verde, com muito menos impacto ambiental do que o tênis comum. A confecção do “Green Silence” ou Silêncio Verde, como foi chamado, utiliza metade da matéria prima do que o padrão.

Com design original, utiliza tinta à base soja, adesivos à base de água e materiais recicláveis. O tênis é compactado em 26 partes. Normalmente os de estilo parecido são feitos de 54. Cada parte do tênis traz um elemento sustentável. Os cadarços, as malhas e as línguas são feitas de garrafa de água reaproveitadas, as solas são feitas de borracha reciclável, o logotipo é costurado dispensando o uso de cola e até mesmo o apoio do calcanhar é ambientalmente correto: são de CDs recicláveis.
No total, mais de 75% do tênis é de material reaproveitado. As substituições feitas reduzem em 41% o uso da energia e gasta 0,5 litro a menos de combustível a cada par de sapatos produzido. Lançado esse ano, foi desenhado para corridas e custará U$ 100. A empresa garante o mesmo desempenho e conforto para a prática do esporte.

Em 2006, a marca já tinha desenvolvido um tênis, chamado BioMogo, cuja sola possuía micróbios que permitiam que sua decomposição acontecesse em apenas 25 anos, sendo que o tempo de decomposição de modelos tradicionais pode chegar até mil anos. No mesmo ano, a Brooks também desenvolveu uma caixa de sapato inteira de papel reciclável e completamente biodegradável.

Fonte: Naturaekos

Nenhum comentário:

Postar um comentário