quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Resíduo eletrônico


     Resíduo computacional também conhecido como Resíduo eletrônico ou lixo eletrônico, conhecidos pelo acrônimo de REEE (Resíduo de Equipamentos Eletro Eletrônicos) é o termo utilizado para qualificar equipamentos eletroeletrônicos descartados ou obsoletos. A definição inclui computadores, televisores, geladeiras, telemóveis/celulares, entre outros dispositivos.
    O grande Problema é que se descartam de forma inadequada, constituem-se em um sério risco para o meio ambiente , pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo, além de outros compostos químicos como os BFRs (Brominated Flame Retardants). Em contato com o solo, os metais pesados contaminam o lençol freático; se queimados, os BFRs liberam toxinas perigosas. Portanto, a manipulação e processamento dos REEE, de forma incorreta e desprotegida, contamina os seres humanos que executam estas tarefas e o meio ambiente à sua volta.
    Para conter os problemas de contaminação previamente descritos, são necessárias regulamentações e procedimentos que garantam a segurança tanto dos trabalhadores envolvidos na reciclagem como das pessoas e do meio-ambiente. Isso denomina-se gerenciamento ou gestão dos REEE.
    No Brasil cerca de 50 mil toneladas de lixo eletronico são descartados por ano, ele representa 5% do volume mundial que é de  50 milhões de tonelas anuais.

Fonte: Wikipedia
Postado por: Amanda Feijó, Juliana Messias e Ingrid Correa


Nenhum comentário:

Postar um comentário